O medo sempre inspirou o ser humano, por meio dele se criaram mitos e modos de vida. O cinema não poderia ficar alheio a esse sentimento tão antigo. E apesar termos filmes de terror anteriores a década de 20, é nesse período que esse estilo cinematográfico ganha mais força no mundo.
1 – O Gabinete do Dr. Caligari (1920, Robert
Wiene, Alemanha)
Sinopse: Francis
(Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o
gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad
Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e
Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de
Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da
polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma
solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
Curiosidades: É considerado por muitos o primeiro filme
de terror da história, tendo em vista que muitos de seus elementos foram a base
para os filmes desse gênero que temos até hoje.
2 – O Golem (1920, Paul Wegener , Alemanha)
Sinopse: Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de
judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista
Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser
de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu
mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da
própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.
3 – A Carruagem Fantasma (1921, Victor Sjostrom, Suécia)
Sinopse: Suécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados
evocam uma lenda que afirma que se a última pessoa a morrer no ano for uma
grande pecadora, ela irá guiar a carruagem fantasma que recolhe as almas dos
mortos.
4 – Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922, Benjamin Christensen, Dinamarca e Suécia)
Sinopse: Explora as origens da feitiçaria e do
satanismo através dos séculos, desde a antiguidade até os tempos modernos.
Mistura imagens reais com encenações ao longo de sete capítulos. Mostra a
intolerância da Igreja Católica frente aos mitos mágicos, e como ela
"resolvia" esses problemas. No final, há a comparação entre o
comportamento histérico das mulheres contemporâneas (1921) com o das bruxas da
Idade Média, e conclui-se que há muitas semelhanças.
5 – Nosferatu – Uma Sinfonia de Horror (1922, F. W. Murnau, Alemanha)
Sinopse: Em 1838, Hutter, agente imobiliário que
mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes
Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo
no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar
vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar
na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes
acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos
ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído
por ela.
Curiosidades: Por ser um filme inspirado na obra de Bram Stoker, na época de seu lançamento a justiça decretou por pedido da família do falecido escritor que todas as cópias dos filmes queimadas, mas após a morte da viúva de Stoker, muitas cópias que foram escondidas apareceram e outras foram restauradas. E em 1979 o filme teve um refilmagem e hoje é de domínio público.
Curiosidades: Por ser um filme inspirado na obra de Bram Stoker, na época de seu lançamento a justiça decretou por pedido da família do falecido escritor que todas as cópias dos filmes queimadas, mas após a morte da viúva de Stoker, muitas cópias que foram escondidas apareceram e outras foram restauradas. E em 1979 o filme teve um refilmagem e hoje é de domínio público.
6 – O Corcunda de Notre Dame (1923, Wallace Worsley, Estados Unidos)
Sinopse: Na Paris do século XVIII, o sineiro da
catedral de Notre-Dame, Quasímodo, deformado por um acidente de infância,
apaixona-se pela cigana Esmeralda. Mas o padre que o acolhera reprime essa
paixão com maus-tratos e humilhações.
7 – O Gabinete das Figuras de Cera (1924, Paul Leni e Leo Birinsky, Alemanha)
Sinopse: Um jovem poeta é contratado por um museu
de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Harun
al Raschid; Ivan, o Terrível; e Jack, o Estripador. Uma das obras-primas do expressionismo
alemão. Três visões diversas e independentes da maldade humana, narradas de
formas variadas e em episódios de tamanho desigual.
8 – As Mãos de Orlac (1924, Robert Wiene, Alemanha e Áustria)
Sinopse: Pianista talentoso, Orlac perde as mãos em
um acidente de trem. Num procedimento, as mãos de um assassino recentemente
executado lhe são implantadas. Quando descobre o verdadeiro dono, ele acredita
ter também a predisposição para assassinar.
9 – O Fantasma da Ópera (1925, Rupert Julian, Estados Unidos)
Sinopse: Na majestosa Ópera de Paris, um fantasma
que vive nas catacumbas do teatro se apaixona pela famosa cantora lírica,
Carlotta (Mary Fabian). Ele tem ciúmes dela com outro homem e quer que ela
desista do seu papel de Marguerite, em Fausto. Ela vai para incursões no
submundo do teatro acompanhada pelo misterioso homem. Depois ele choca Carlotta
quando tira sua máscara, e revela seu rosto de caveira pela primeira vez.
10 – Fausto (1926, F. W. Murnau, Alemanha)
Sinopse: Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho
alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte,
começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe
pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de
Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana.
Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.
11 – O Gato e o Canário (1927, Paul Leni, Estados Unidos)
Sinopse: Após 20 anos da morte de um homem rico,
seu esperado testamento traz a condição da herdeira receber sua fortuna apenas
se for considerada sã, ou então outra pessoa ficaria com a fortuna, cujo nome
estaria em um envelope selado. Mas o sumiço do advogado, antes que revelasse a
identidade dessa outra pessoa, é o primeiro de uma série de eventos
misteriosos.
12 – O Monstro do Circo (1927, Tod Browning, Estados Unidos)
Sinopse: Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas
em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para
fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente
que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de
Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se
enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder
esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete
atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.
13 – O Pensionista (1927, Alfred Hichcock, Reino Unido)
Sinopse: Um serial Killer inicia uma série de
assassinatos em Londres, tendo como elemento comum o fato de sua vítimas serem
todas mulheres loiras. Um novo hóspede, Jonathan Drew (Ivor Novello), chega ao
hotel do casal Bounting (Marie Ault e Arthur Chesney), e Bloomsbury, e aluga um
quarto. O Homem tem estranhos hábitos, como o de sair em noites nevoentas. Ele
também guarda a foto de uma moça loira em seu quarto. A filha dos Bouting Daisy
(June), também é loira é modelo e está noiva de Joe Chandler (Malcolm Keen), um
detetive. Incomodado com a presença de Jonathan, Joe o prende, acusando-o de
ser o terrível assassino. Primeiro suspense da carreira de Hitchcock, O
Pensionista integra a Coleção Alfred Hitchcock - A Arte em Progresso, que traz
também O Ringue e Chantagem & Confissão.
14 – O Homem que Ri (1928, Paul Leni, EUA)
Sinopse: Baseado no romance de Victor Hugo, o filme
enfoca o herdeiro de um ducado, Gwynplaine (Conrad Veidt), seqüestrado quando
garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado; ele se torna
uma atração de circo, famoso palhaço. (Isso lembra muito o personagem coringa
do cavaleiro das trevas).
15 – A Queda da Casa de Usher (1928, Jean Epstein, EUA e França)
Sinopse: Lorde Roderick Usher está preocupado com a
saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de
seus amigos vai ao local carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando
com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do
parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida.